" DE MATHAJI PARA MATHAJI " Headline Animator

sexta-feira, 2 de março de 2012

CONGELE TUDO EM CUBINHOS! MOLHOS, POLPAS...ERVAS

Haribol mathajis!
Quero compartilhar com vocês uma mania que temos aqui em casa...O hábito de congelar temperos e molhos em cubinhos de gelo.
Sempre existe uma época do ano em que o tomate está por um preço excelente e depois esse preço sobe e fica absurdo de caro...foi assim que começou...comprava tomates maduros em muita quantidade quando eles estavam com um preço irrisório...Aí, eu lavava bem, tirava a pele e batia tudo no  liquidificador, depois colocava em forminhas de gelo e congelava...assim que estavam congelados eu soltava os cubinhos das formas e colocava no frezzer, em sacos plásticos bem fechados e sem ar(para preservar melhor o aroma e sabor), esses sacos plásticos tinham pequenas quantidades de cubinhos(porções para uma preparação). que eram usados diretamente na panela, na hora de cozinhar.


Depois disso virou uma febre e mania...passei a fazer cubinhos de salsinha, coentro, manjericão, couve para usar em sucos e polpas de frutas...algumas  ervas eu preferia armazenar em azeite, outras eu picava, prensava um pouco na cubeteira e cobria com água. Quem quiser pode usar azeite ou pode usar óleo.


Também é possível fazer o mesmo com os legumes...é só usar forminhas maiores(como de cupcakes). De qualquer forma essas porções pequenas nos permitem usar uma grande variedade de legumes numa única preparação. O melhor,é ter sempre diversos tipos de verduras, temperos, legumes e frutas o ano todo à disposição e gastando bem pouquinho...é só comprar na época da super safra, gastando pouco e congelar!Também acredito que é o melhor modo de congelar caldo de legumes...Mesmo que você congele separadamente a água de cada legume, ainda poderá usar diversos cubinhos de caldos desses legumes.
 Aqui no blog já existem artigos que ensinam a forma certa de congelar os diversos tipos de alimentos(frutas, verduras,legumes) e também o tempo de duração dos congelados e como descongelar sem perder as propriedades...visite os artigos!
Agora uma dica...Se o seu freezer é pequeno e os cubinhos ocuparem muito espaço, faça como eu e compre aquelas forminhas de acetato do tipo de fazer bombons, sabonetes, ovos de páscoa etc... e procure forminhas do tipo chocolate em barra(retangulares ou quadradas) que são chatas e nelas, você consegue congelar em porções pequenas e empilhar as barras de alimento ou polpa congelada, ocupando muito pouco espaço...por causa do volume menor.








VIDA SIMPLES E PENSAMENTO ELEVADO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO, OPINIÃO, CRÍTICA OU SUGESTÃO...LEMBRE-SE QUE ESTE BLOG É PARA INTERAGIR....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...