" DE MATHAJI PARA MATHAJI " Headline Animator

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

CONHEÇA MAIS SOBRE A "QUINOA" OU QUINUA REAL





PROPRIEDADES DA QUINUA REAL


  A Quinoa, também conhecida como quinua real, é um grão originário da Bolívia,conhecido como  um  cereal sagrado dos Incas. 
Este alimento possui alto valor nutritivo, sendo rica em aminoácidos e carboidratos, além de conter fibras, sais minerais (cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio, zinco, cobre e manganês) e vitaminas (B1, B2, B3,B6, E,A), além de ácidos graxos ômega 3, benéficos para o coração. 
Por ser muito rica em fibras, auxilia no bom funcionamento do intestino e no controle dos níveis de colesterol, glicemia e triglicérides no sangue.
Segundo  a OMS  (Organização Mundial de Saúde) a Quinoa é considerado um  alimento único por seu altíssimo valor nutricional. Qualificada como o melhor alimento de origem vegetal para consumo humano, pela Academia de Ciências dos Estados Unidos e selecionada pela Nasa para integrar a dieta dos Astronautas em vôos espaciais de longa duração, por seu extraordinário valor nutritivo.  
Investigadores que vem estudando a quinoa real, nas ultimas décadas, constataram, que seu valor nutritivo - só comparado ao leite materno,  tem sido considerado  um alimento mais completo do planeta, muito superior aos de origem animal, como a carne, o leite, os ovos e peixe. Conta com 20 aminoácidos, dos quais os 10 essenciais (Histidina Isoleucina,, Leucina, Lisina, Metionina, Fenilalanina, Treonina, Triptofano,Valina e Arginina), seus altos níveis de lisina e metionina  está relacionada ao desenvolvimento da inteligência, rapidez de reflexos e outras funções como a memória e aprendizagem, desintoxificação do fígado entre outras.


Devido seu alto perfil de aminoácido e acido linoleico,  a 
quinoa  tem sido recomenda pela Academia Americana  de pediatria, para alimentos infantis. 


A contribuição de proteína para o conteúdo de energia total da Quinoa, é 23%;e 20% é de gordura e os restantes são de carboidratos. Sua qualidade nutricional é melhor que a da soja, com sais minerais e aminoácidos balanceados. 


Apesar de altamente protéicos, os grãos não possuem o glúten, proteína encontrada no trigo e presente nos seguintes cereais: Trigo, Cevada e Centeio, essas proteínas afetam diretamente o intestino delgado, encarregado da absorção dos nutrientes que como conseqüência não cumpre com essa função e impede muita gente alérgica e celíaca  de comer pão, macarrão ou biscoito. 


Pelo se perfil de aminoácidos e vitaminas e minerais tem sido indicado para  atletas e praticantes de atividade física  por  proporcionar um melhor rendimento e elasticidade das fibras musculares, na recuperação  de tecidos e células e na produção de hormônios e enzimas. Atua também  na  melhora dos sintomas da menopausa  em mulheres por conter fitoestrógenos substâncias que previnem enfermidades crônicas como osteoporose, câncer de mama, enfermidades do coração e outras alterações femininas ocasionadas pela falta de estrógenos durante a menopausa e participa  também  na redução de danos gastrointestinais, na integridade do sistema imunológico, na regulação das funções cardiovasculares, nos processos de cicatrização e como normalizador da próstata e órgãos reprodutores masculinos. Atua  na melhora da imunidade, na regulação das funções cardiovasculares. Seu consumo é indicado para vegetarianos, diabéticos, grávidas e lactantes. 
Funciona ainda como laxante, aintiespasmódico e diurético. 
Podemos encontrar  para comprar em lojas de produtos naturais, nas formas de farinhas, flocos, grãos. As farinhas podem ser utilizadas para o preparo de massas de bolos, pães, Os grãos podem ser cozidos e consumidos em forma de saladas, sopas ou até mesmo junto com o arroz e feijão. Os flocos podem ser adicionados a frutas, sopas, vitaminas e etc...  
fonte http://www.nutricaoesaudenatv.com.br/imagens/artigos/64.pdf

lindas e coloridas florações da quinoa





Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO, OPINIÃO, CRÍTICA OU SUGESTÃO...LEMBRE-SE QUE ESTE BLOG É PARA INTERAGIR....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...