" DE MATHAJI PARA MATHAJI " Headline Animator

terça-feira, 20 de março de 2012

HAMBURGUERS DE QUINOA E GIRASSOL

HARIBOL MATHAJIS!
Compartilho com vocês essa deliciosa receita de hamburguer de girassol e quinoa de um blog muito legal o brazil nut, um blog vegano que vale a pena conhecer... 


Hamburguer de quinoa (ou quínua)

1 xícara de sementes de girassol (sem casca) cruas
1 xícara e 1/4 de quinoa cozida (vermelha ou branca) 
1 tiquinho de água
1 colher (chá) de sal
1/4 de xícara de salsinha fresca picada
1 colher (chá) de flocos de AIPO
Opcional: qualquer outra erva ou especiaria favorita

Bata as sementes de girassol no processador (no modo "pulsar") até que fiquem picadas, mas não em pó. Elas têm que tomar a forma de farinha de pão (grossa). Transfira a mistura pra uma tigela grande.

Ainda usando o processador, coloque 1 xícara de quínoa, o sal, a salsinha, cebola e qualquer outra erva ou especiaria que você goste: orégano, pimenta, tomilho, alga marinha em pó, etc. Bata de novo no modo "pulsar" e adicione um tiquinho de água, só o suficiente pra deixar a mistura úmida. A massa tem que ficar consistente, grossa, com um pouco da quínoa em grãos inteiros.

Transfira a pasta de quinoa para a tigela com as sementes batidas. Com uma espátula grande ou suas próprias mãos (bem melhor), trabalhe a quinoa misturando-a bem às sementes. Adicione o 1/4 de xícara da quínoa que não foi batida e continue misturando tudo. O produto final deve ser uma massa meio úmida e pegajosa.

Divida em 4 ou 6 bolas e amasse-as formando os hamburguers (foto acima). Se você estiver com pressa, pode comê-los assim mesmo. Ou levá-los a geladeira por uma meia-hora, pra que fiquem mais firmes. 
Eu prefiro fritá-los primeiro e comê-los quentinhos. Levá-los ao forno (elétrico, microondas ou convencional) é outra opção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO, OPINIÃO, CRÍTICA OU SUGESTÃO...LEMBRE-SE QUE ESTE BLOG É PARA INTERAGIR....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...