segunda-feira, 26 de março de 2012

APRENDA A FAZER SEU PRÓPRIO MENSAGEIRO DOS VENTOS

 HARIBOL MATHAJIS!
Pensei que poderiam gostar de aprender a fazer esse lindo e colorido "mensageiro dos ventos" que parecem para mim, como pequenos arco-íris dançantes, e que na varanda ou na janela são como dar as boas-vindas aos visitantes...
Esse passo à passo é de um mensageiro feito com palitos de picolé, que são muito baratos(+ ou - 1,99), e vendidos em qualquer loja de produtos para festas infantis. Você já encontra os palitos tingidos, mas há sempre a opção de pintar o seu de modo exclusivo. Acompanhe...  



Visite a minha página do facebook e veja mais idéias:


VIDA SIMPLES E PENSAMENTO ELEVADO!

terça-feira, 20 de março de 2012

APRENDA A FAZER 12 TIPOS DIFERENTES DE "LEITE VEGETAL"



Leites VegetaisHARIBOL MATHAJIS!

CONHEÇAM 12 TIPOS DE "LEITE VEGETAL" DIFERENTES, E SUAS INDICAÇÕES NUTRICIONAIS. 

SÃO MUITO SABOROSOS, E VOCÊS PODEM FAZER EM CASA, É SÓ SEGUIR AS RECEITAS ABAIXO E AS DICAS...  

Leite de castanha-de-caju

Castanha-de-CajuSua principal função no organismo é proteger os vasos sanguíneos permitindo que toda a circulação do sangue flua melhor. Fornece proteínas e também diminui o colesterol.

Preparo: Um copo de castanhas para três a quatro de água. Bata, coe bem e obtenha quatro copos de saúde.

Leite de linhaça

Semente de Linhaçasemente de linhaça fortalece a imunidade, pois é um alimento que apresenta substâncias bioativas, capazes de prevenir e tratar inúmeras doenças. Também diminui as triglicérides, reduz doenças cardíacas e é um antiinflamatório notável. Para os intestinos funcionarem bem, nada melhor do que utilizar a linhaça diariamente.

Preparo: Um copo de linhaça para quatro copos de água. Bata e coe três vezes em peneira fina. Dá três copos de leite.

Leite de arroz integral

Arroz IntegralUm poderoso desintoxicante. Os nutricionistas dizem que o leite de arroz "descansa" os órgãos do corpo. Tem proteínas, vitamina B1 e niacina, responsáveis pela transformação das proteínas e carboidratos em energia.

Preparo: Deixe de molho por oito a dez horas, dois copos cheios de arroz. Leve ao fogo com o dobro de água. Exemplo: dois copos de arroz para quatro de água e assim proporcionalmente. O arroz deve ficar ao fogo sob a medida da mão, ou seja, assim que a mão não suportar mais o calor, é hora de desligar e abafar. Bata e coe várias vezes seguidas. Dois copos de arroz rendem meio litro de leite.

Leite de amendoim

AmendoimProtege o organismo da ação dos radicais livres e possui grande quantidade de proteínas. O óleo das sementes não é prejudicial, pois sua gordura não é saturada.

Preparo: O amendoim utilizado deve ser sem sal e sem casca. Deixe de molho um copo de grãos. Após mais ou menos 8 horas, bata-os no liquidificador com três a quatro copos de água filtrada ou mineral. Coe cerca de cinco vezes para obter quatro copos de leite puro. O amendoim é o leite que mais deixa resíduos.

Leite de nozes

NozesEstamos falando das conhecidas "nozes de Natal" que podem ser consumidas em qualquer época do ano. As nozes, em geral, favorecem o aparelho respiratório. Sua gordura é facilmente metabolizada pelo organismo enquanto seu aspecto enrugado lembra o cérebro humano. Não por acaso, as nozes tonificam o sistema nervoso.

Preparo: Um copo repleto de nozes batidas com dois copos de água, sempre mineral ou filtrada, dá de três a quatro copos de um leite surpreendentemente saboroso!

Leite de quinua

QuinuaComparada ao leite materno em valor nutritivo, a quinua é riquíssima em proteínas e, segundo os antigos incas, o alimento mais rico do planeta em aminoácidos e vitaminas.

Preparo: Coloque de molho por oito horas um copo de quinua em grãos. A seguir, bata no liquidificador com três copos de água filtrada ou mineral e coe por três vezes. Rende cerca de meio litro de leite.

Leite de sementes de abóbora
Semente de AbóboraVerdadeira mina de ferro, fósforo e cálcio, combate anemia, ajuda na formação de glóbulos vermelhos, na oxigenação das células e na formação de ossos, músculos e cérebro. Limpa os intestinos e combate vermes. As sementes frescas são indicadas para náuseas e enjôos das gestantes.

Preparo: Para obter um litro desse néctar de saúde, separe um copo de sementes e deixe-as de molho por uma noite. De manhã, bata com três ou quatro copos de água filtrada. Coe bem.

Leite de soja

SojaUm grão de "bom senso", tamanho o seu equilíbrio nutricional. Possui fósforo, magnésio, ferro, cálcio, cobre, diversos aminoácidos essenciais, e doze vezes mais proteína do que o leite de vaca. Por ser altamente nutriz, a soja não só revitaliza como proporciona uma verdadeira regeneração celular.

Preparo: A soja necessita ficar de molho no mínimo seis horas. Após esse período, bata-a no liquidificador na proporção de um copo do grão para três de água filtrada ou mineral. Coe em um pano, espremendo bem o bagaço e leve o leite ao fogo até ferver - com cuidado para não entornar. Após levantar fervura, abaixe o fogo e deixe-o cozinhando por 30 minutos. Um copo de soja dá cerca de dois litros de leite. Seu resíduo, a okara, também precisa de cozimento antes de ser reaproveitado como alimento.

Leite de aveia
AveiaA aveia é um cereal importante na alimentação dos diabéticos, pois contém fibras solúveis, que auxiliam no controle da glicemia. Protege o coração e a circulação contra a aterosclerose. É rica em cálcio, ferro, magnésio, vitaminas do complexo B e por conter fibras, facilita o fluxo intestinal.

Preparo: Separe um copo de aveia em flocos. Hidrate em água por uma noite. Na manhã seguinte, bata com três a quatro copos de água, coe e obtenha um litro de leite.

Leite de gergelim

GergelimO gergelim é ótimo para os músculos e o cérebro. Tem muita proteína e ácido fólico, essencial na formação das células sanguíneas.

Preparo: Um copo de sementes de gergelim dá quatro copos de leite. Deixe as sementes de molho por oito horas e bata com quatro copos de água. O resíduo do gergelim batido pode virar um delicioso "queijelim". Acrescente azeite, sal, orégano e misture bem até atingir a consistência de corte.

Leite de castanha-do-pará

Castanha-do-ParáAs castanhas-do-pará são conhecidas como "pílulas da felicidade". Cada uma possui 60 mcg de selênio, um importante antioxidante que varre as impurezas das células. Contám ainda vitaminas E e B1, que exercem papel importante no metabolismo das proteínas e na geração de energia.

Preparo: Um dos mais saborosos! É como tomar leite vindo diretamente da castanheira... Deixe um copo de castanhas pré-lavadas de molho por cerca de oito horas. Bata com quatro copos de água - sempre filtrada ou mineral - para obter três copos de leite. Por ser um leite mais gorduroso, o leite de castanhas precisa ser coado quatro vezes.

Leite de girassol
Semente de GirassolTalvez sua principal propriedade seja a de ser um antioxidante poderoso, protegendo o organismo contra a poluição, o estresse e o envelhecimento precoce. É rico em proteínas e contém minerais como fósforo, cobre, ferro, zinco e vitaminas B6, E e K.

Preparo: As sementes de girassol utilizadas podem ser com ou sem casca. O importante é que não contenham sal. Deixe um copo de sementes pré-lavadas imersas em água por oito horas. Em seguida, bata no liquidificador com três a quatro copos de água filtrada. Coe bem para obter cerca de meio litro de leite "regado pelo sol"!

Dicas
Todo leite vegetal pode ser tomado puro ou adoçado com melaço, açúcar mascavo, etc. Vale inventar e criar suas próprias receitas. Eles combinam muito bem com frutas e podem ser batidos no liquidificador com banana, mamão, maçã, abacate, até abacaxi. 

Também ficam ótimos com frutas secas como ameixa-preta (sem caroço), damascos e uva-passa. Uma boa opção é deixar as frutas secas de molho por algumas horas antes de acrescentá-las ao leite, para que fiquem mais macias e soltem com facilidade seu açúcar natural.

Os segredos que fazem toda diferença

» Lave bem os grãos antes de começar o processo de "tirar o leite".

» Todo resíduo poderá ser reaproveitado em sopas, mingaus, assados ou na confecção de pães e tortas.
» Para obter uma consistência homogênea, os leites vegetais necessitam ser coados de três a quatro vezes em peneira fina ou pano macio. Coe, separe o bagaço e volte a coar sucessivamente. No caso de optar pelo pano, faça um saquinho largo e reserve-o só para esse fim. A vantagem do saquinho é que com ele pode-se "ordenhar" os grãos - o que dá uma sensação especial e gratificante.

» Os leites vegetais não toleram temperaturas elevadas. Conserve-os sempre em geladeira e se precisar aquecer, não deixe ferver, pois podem talhar. O uso da canela é indicado quando o leite for aquecido.

Fonte: Revista dos Vegetarianos
blog cantinho vegetariano

HAMBURGUERS DE QUINOA E GIRASSOL

HARIBOL MATHAJIS!
Compartilho com vocês essa deliciosa receita de hamburguer de girassol e quinoa de um blog muito legal o brazil nut, um blog vegano que vale a pena conhecer... 


Hamburguer de quinoa (ou quínua)

1 xícara de sementes de girassol (sem casca) cruas
1 xícara e 1/4 de quinoa cozida (vermelha ou branca) 
1 tiquinho de água
1 colher (chá) de sal
1/4 de xícara de salsinha fresca picada
1 colher (chá) de flocos de AIPO
Opcional: qualquer outra erva ou especiaria favorita

Bata as sementes de girassol no processador (no modo "pulsar") até que fiquem picadas, mas não em pó. Elas têm que tomar a forma de farinha de pão (grossa). Transfira a mistura pra uma tigela grande.

Ainda usando o processador, coloque 1 xícara de quínoa, o sal, a salsinha, cebola e qualquer outra erva ou especiaria que você goste: orégano, pimenta, tomilho, alga marinha em pó, etc. Bata de novo no modo "pulsar" e adicione um tiquinho de água, só o suficiente pra deixar a mistura úmida. A massa tem que ficar consistente, grossa, com um pouco da quínoa em grãos inteiros.

Transfira a pasta de quinoa para a tigela com as sementes batidas. Com uma espátula grande ou suas próprias mãos (bem melhor), trabalhe a quinoa misturando-a bem às sementes. Adicione o 1/4 de xícara da quínoa que não foi batida e continue misturando tudo. O produto final deve ser uma massa meio úmida e pegajosa.

Divida em 4 ou 6 bolas e amasse-as formando os hamburguers (foto acima). Se você estiver com pressa, pode comê-los assim mesmo. Ou levá-los a geladeira por uma meia-hora, pra que fiquem mais firmes. 
Eu prefiro fritá-los primeiro e comê-los quentinhos. Levá-los ao forno (elétrico, microondas ou convencional) é outra opção.

RECEITA DE MAIONESE CASEIRA, VEGANA, DE SOJA

MAIONESE DE SOJA – BÁSICA
(Substitutos do Leite)
RENDIMENTO: 2 Vidros normais de maionese
Ingredientes:
• 1 copo de água de 250 ml
• 5 colheres de sopa de leite de soja em pó
• Óleo para dar o ponto
• Sal a gosto
Modo de preparar:
Coloque a água no liquidificador junto com 5 colheres de leite de soja em pó (não pode ser extrato de soja, tem que ser o leite de soja para dar o ponto).Bater bem, para dissolver e para “aerar”.

Desligue o liquidificador e veja se não há blocos de leite em pó no fundo e na lateral do liquidificador. Volte a bater e a partir de agora vá adicionando o óleo da sua preferência.
Preste atenção em 2 coisas:
1º.  Repare se o creme estiver muito mole e ai é preciso colocar um pouquinho mais de leite de soja. Se estiver espesso é só ir colocando o óleo de sua preferência.

2º. Repare no barulho do liquidificador porque o creme vai engrossar e o ruído deve ir ficando diferente.
Deixe bater bem e você vai perceber a cremosidade de uma maionese.
Coloque o sal e neste ponto você vai precisar ajudar o liquidificador com a colher e com cuidado. Sua maionese BASICA esta pronta.

DICAS 

A partir deste ponto você pode incluir uma serie de ingredientes. Se você for usá-la para TEMPERO DE SALADAS considere estas dicas:
- Na preparação, use azeite de oliva, porque o paladar vai ficar mais saboroso.

- Depois de pronta, você pode escolher alguma destas sugestões para bater com sua maionese: colocar temperos verdes frescos,  ou salsão, ou ervas desidratadas, ou pimentão ou ainda, qualquer tempero que agrade ao seu paladar.
- Especialmente para saladas é interessante deixar o creme mais fino, mais ralo, então, depois de pronta e temperada é interessante colocar a maionese num vidro que tenha tampa e colocar um pouco de água filtrada, conferir o sal, fechar o vidro a agitar bem. Em seguida, despejar sobre as folhas e legumes.
Se você for usá-la como RECHEIO DE PÃES considere as seguintes dicas:
- Mantenha a maionese bem espessa e espalhe na massa do pão no momento da abertura, antes do crescimento do pão, mas você deve saber que este creme vai ficar mais sólido e reduzir, muito parecido com uma ricota.
- Use também como a maionese convencional em torradas, lanches, canapés e o que mais desejar.
- Este creme é ótimo para BASE DE PATÊS e ai você pode misturá-lo com o que quiser: azeitonas pretas, cenoura cozida, pimentão vermelho, manjericão, palmito, ou o que você mais gostar ou estiver sobrando na geladeira.
- Outra forma de uso desta maionese é para EMPANAR alimentos que você vá assar e gostaria de ter mais cor ou que ficassem mais crocantes.
fonte: http://www.bambuchuveroso.com.br/?s=blog&id=115


VIDA SIMPLES E PENSAMENTO ELEVADO!

MAIONESE CASEIRA FEITA DE FEIJÃO!

HARIBOL MATHAJIS!
Mais uma receitinha de maionese caseira nutritiva e saborosa... 

Ingredientes:


- 1 xícara de feijão branco cozido sem tempero e só os grãos
- 1/4 de xícara de azeite
- 2 colheres das de chá de araruta, amido de milho ou polvilho
- 1 pitada de sal
- 1 colher das de chá de vinagre branco
- 1 colher das de sopa de suco de limão.

Modo de fazer:

1º Em um processador, bata o feijão com o azeite, o amido e o sal. Adicione o vinagre e o limão, bate até formar uma pasta uniforme.

2º Passe esta pasta por uma peneira e utilize! Pode temperar com ervas frescas, azeitonas e tudo mias que quiser...



VIDA SIMPLES E PENSAMENTO ELEVADO!

MAIONESE CASEIRA VEGANA SEM SOJA!

HARIBOL MATHAJIS!
Trago para vocês uma receita de maionese, sem ovos, sem leite e sem soja! Do blog dietasgsc, uma opção atraente para quem busca uma alternativa diferente ou para quem tem intolerância ao glúten e à soja.


INGREDIENTES:

- 1/4 de xícara de água
- 1/4 de xícara de azeite de oliva
- 1/2 colher das de chá de suco de limão
- 1/2 colher das de chá de vinagre de vinho branco
- 2 colheres das de chá de farinha de arroz
- 1 colher das de chá de araruta ou amido de milho
- 1 colher das de chá de CMC
- 1/2 colher das de chá de néctar de agave ou glicose de mandioca
- 1 pitada de sal

Modo de fazer:
- Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata por 2 minutos. Leve a geladeira até por uma semana.


Ao gelar, ela fica mais consistente, mas se quiser que fique mais durinha, é só colocar um pouquinho mais de farinha e CMC.
Pode ser usada em qualquer receita que empregue a maionese tradicional.


Obs:C.M.C é  abreviatura de carboximetilcelulose um polímero hidrossolúvel derivado de celulose para uso alimentar. O produto é apresentado na forma de pó e tem coloração ligeiramente amarelada. 
O C.M.C. tem como propriedade principal uma grande capacidade de absorção de água.
O produto funciona primordialmente como espessante neutro, porém é também emulsificante, agente de suspensão homogenizante e aglutinante. É utilizado em vários alimentos pela indústria alimentícia como bolos, sorvetes, cremes, glacês.
É levemente laxante e saciador do apetite. Por isso, é algumas vezes usado em quantidades maiores em dietas de emagrecimento. Foi interessante ler sobre isso após algumas pesquisas, pois notei ao iniciar uma dieta sem glúten que duas fatias de pão pequenas já é o suficiente para saciar a minha fome. Antes da dieta eu precisava de um pão francês inteiro :)
Em grandes cidades como o Rio e São Paulo, é possível achar o CMC a granel, rende mais e é bem mais barato, em lojas como a Casa Pedro http://www.casaspedro.com.br/ .
É assim que compro e estoco como na foto acima.
Em cidades menores é possível achar o CMC comercializado pela arcolorhttp://www.arcolor.com.br/ em lojas que vendam material para boleiras e produção de doces.
Caso não saiba onde encontrar em sua cidade, entre em contato com a empresa pelo 0800-7090788 ou mande um e-mail para vendas3@arcolor.com.br  

sábado, 17 de março de 2012

APRENDA A FAZER LEITE DE COCO CASEIRO

HARIBOL MATHAJIS!
Que tal preparar o leite de coco em casa??
Vejam essas duas versões diferentes:
Ralar um coco (não use nada de alumínio)
 e o deixar ferver com água por 40 minutos.
Mexa um pouco, com colher de pau e então bata por 5 minutos no liquidificador.
Coe com um pano de algodão bem limpo.
Rico em proteínas, saboroso, ótimo para doces e sem os aditivos químicos do similar engarrafado. 

ou podem  optar por fazer assim também:
Ingredientes:
1 xícara de chá de coco fresco ralado
1 1/2 sícara de chá de leite morno para quente

Modo de preparo:

Despeje o leite morno sobre o coco ralado e deixe 

hidratando por 30 minutos.




Bata ambos os ingredientes no liquidificador, até 

a mistura ficar bem homogênea. Passe por uma 

peneira forrada com tecido bem fino.

Dicas :

Poderá, se preferir, substituir o leite por água.

Para deixar bem concentrado, basta usar pouco 

leite.O leite de coco pode ser armazenado em 

geladeira por até 48 horas.

Aproveite a parte sólida que ficou na peneira 

para fazer algum outro doce como o beijinho.


VIDA SIMPLES E PENSAMENTO ELEVADO!


RECEITAS CASEIRAS DE MARGARINA DE SOJA

HARIBOL MATHAJIS!
APROVEITEM AS DICAS E FAÇAM SUA PRÓPRIA MARGARINA EM CASA...É SÓ ESCOLHER UMA DAS 3 RECEITAS QUE MAIS LHES AGRADE:
RECEITA 1:
Ingredientes:
2 colheres de sopa de farinha de soja
1 colher de sopa de água fria
250 ml de óleo vegetal
Modo de preparo:
Use 2 colheres (de sopa) de farinha de soja; misturar, aos poucos, com 1 colher (de sopa) de água fria. 
Ferva em fogo brando, até adquirir consistência cremosa . Após ter esfriado, trabalhar bem com uma batedeira, em uma vasilha larga. A pouco e pouco junte 250 ml. de óleo vegetal. Pode ir despejando mais depressa o óleo, conforme a sua intuição.
Receita 2:
Ingredientes:
  • ¹/2 xícara de extrato de soja em pó (sem açucar)
  • ¹/2 xícara de água
  • ¹/2 xícara de óleo de soja
  • sal 
Modo de preparo:
Junte tudo e bata no liquidificador. Guarde em um pote tampado na geladeira.
VIDA SIMPLES E PENSAMENTO ELEVADO!

COMO SUBSTITUIR OS OVOS EM RECEITAS, PARA VEGETARIANOS E VEGANOS

  Haribol mathajis!
Conheçam as diversas formas de substituir ovos e claras de ovos em cada tipo especial de preparação culinária...
SUBSTITUTO DE LINHAÇA PARA UM OVO:

A Linhaça (Sementes de linho) moída, substitui bem os ovos em panquecas, biscoitos, bolos e bolinhos. Leves, úmidas, fornecem ácidos graxos essenciais de ômega-3. Moê-las no liquidificador e guardá-las no freezer.
INGREDIENTES:
1 colher de sopa de linhaças moídas (moa 1 xícara no liquidificador e guarde o restante no freezer), 3 colheres de sopa de água pura.
PREPARO:
Misture a farinha e a água em uma tigela pequena. Deixe descansar por 1 a 2 minutos (fica muito espessa se permanecer mais tempo). Em algumas receitas bem líquidas as sementes de linhaça moídas podem ser agregadas diretamente aos componentes secos.

SUBSTITUTO DAS CLARAS DE OVOS EM RECEITAS:
Dissolver uma xícara de polvilho azedo em uma tigela com água. Agora basta colocar na panela e ir mexendo. vá controlando até que atinja o ponto de clara de ovo.


BOLOS SEM OVOS, MUITO SABOROSOS:

Antes de tudo, selecionar as receitas. Leia a receita com cuidado e veja a proporção de farinha usada para cada ovo.
Selecione receitas que levem apenas 1 ou 2 ovos e pelo menos 200 gramas (2 xícaras) de farinha.
Num bolo, os ovos têm duas funções básicas: ligar os componentes e dar ao bolo uma consistência leve. As trocas abaixo servem para a maioria das receitas de bolos com poucos ovos.
Sempre misture bem os itens molhados de cada receita.
PARA BOLOS COMUNS:
Troque cada ovo por:
2 colheres de sopa de leite vegetal,
1/2 colher de suco de limão e
1/2 colher de bicarbonato de sódio.
PARA BOLOS DE TABULEIRO:
Troque cada ovo por:
2 colheres de sopa de leite vegetal ou de creme de leite (vegetal. No Brasil há um creme de leite vegano, da marca Batavo, mas o mesmo tem alguns aditivos químicos. Se possível preparar em casa é melhor), 1/4 de colher de chá de fermento em pó.
Troque a manteiga por:
o mesmo peso em óleo de arroz, de girassol ou de milho.
PARA BOLOS DE FRUTAS:
Troque cada ovo por:
1 colher de sopa de farinha de soja,
1 colher de chá de araruta,
2 colheres de sopa de água.
VIDA SIMPLES E PENSAMENTO ELEVADO!

PASSO À PASSO DE FLORES DE PAPEL

HARIBOL MATHAJIS!
Como prometido no artigo "Pra não dizer que não falei de flores"... Aqui estão alguns dos "passo à passo" de flores de papel...aproveitem!
Caso vocês não tenham lido o artigo anterior, sugiro dar uma olhadinha, antes de prosseguir vendo este artigo, assim terão uma idéia precisa de como ficam os arranjos de flores de papel.
http://demathajiparamathaji.blogspot.com.br/2012/03/pra-nao-dizer-que-nao-falei-de-flores.html 































 link do artigo anterior sobre flores de papel:http://demathajiparamathaji.blogspot.com.br/2012/03/pra-nao-dizer-que-nao-falei-de-flores.html
VIDA SIMPLES E PENSAMENTO ELEVADO!